Olá

Seja bem vindo! Este blog é a conclusão de um curso de aperfeiçoamento a distância, Chamado Educação para a Diversidade e Cidadania, oferecido na UAB de Franca pela Unesp de Bauru.



Colabore para sua construção trazendo conteúdos interessantes sobre a cidadania, diversidade e a educação e como educar para as diferenças, com todas as suas inúmeras possibilidades de discussão, já que é um tema muito abrangente.







sexta-feira, 23 de abril de 2010




Minha amiga Silvia Parra, que também é professora de arte e eu, fissemos um trabalho em 2008 muito interessante.O tema proposto para ser trabalhado pela direção da escola era " Conciência Negra", então fizemos a junção da temática com a Proposta Curricular do Estado De São Paulo,o que refletiu ótimos resultados.
Como o artista trabalhado estava sendo Pollock, e sua técnica de pintura de gotejamamento, fizemos o mesmo com tintas e seus diferentes pigmentos representando os diferentes povos e raças, em uma pintura coletiva.
O trabalho propriciou um ótimo resultado não só visual, mais em todo o seu processo criativo, colaborativo e coletivo, em que os alunos desenvolveram a ação reflexiva através da experimentação.
Entre vários fatores, abordou-se muito a questão das diferenças, que o ser humano, dotado de suas individualidades, não só de cor, raça, sexo, mais também, desejos ,defeitos, amores, dores,....nos faz seres únicos e insubistituíveis. Buscamos levar o olhar do aluno para a conciência não só negra, mais a conciência de que outro não sou eu, por isso ele é diferente de mim, o quê é ótimo!